.

.
Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
翻訳Google-Translate-Portuguese to Japanese TranslationGoogle-Translate-Portuguese to English ПереводGoogle-Translate-Portuguese to Russian TraducciónGoogle-Translate-Portuguese to Spanish 翻译Google-Translate-Chinese TraductionGoogle-Translate-Portuguese to Italian ÜbersetzungGoogle-Translate-Portuguese to French Traduzione Google-Translate-Portuguese to German

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ATITUDE 434 - 24 "Cultive o hábito"




Cultive o hábito

por Atitude 434

“Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.” (Gálatas 5.16-24)

Ideia central: A prática de disciplinas espirituais não deve ser pra ganhar pontos com Deus ou porque “tenho que fazer”. Havia um ditado comum na Igreja primitiva: “A alma e o corpo formam o homem, o espírito e a disciplina formam um cristão.”

Oração: alinha meu coração; Palavra de Deus: purifica minha mente; Jejum: doutrina meus desejos; Serviço: me torna humilde (o solteiro cuida das coisas do Senhor)

Na Igreja primitiva popularizou-se um ditado muito interessante, do ponto de vista didático: “A alma e o corpo formam o homem; o espírito e a disciplina formam o cristão”.

Na incessante batalha entre a carne e o espírito – assim como vimos em relação ao treinamento – a disciplina é um fator fundamental à vitória da luz sobre a treva.

O tempo todo precisamos lutar contra a resistência natural do ser humano à disciplina. Ao invés de levantar um pouco mais cedo e fazer qualquer tipo de atividade física, não tenha dúvida que preferimos ficar um pouquinho mais na cama quentinha.

Ao invés de optar por encher nossa bandeja com saudáveis e coloridas opções de verduras e legumes, preferimos avermelhá-la até as bordas com suculentas fatias de picanha ou pernil. Esta é a tendência natural do homem: a indisciplina.

Caso contrário, nosso intrépido e insubmisso Adão, deixaria de lado a única exceção de todo o jardim, em atitude de obediência (disciplina) a Deus. Mas a nossa teimosa e humana “imagem e semelhança de Deus” só sossegou quando enfiou os imaculados caninos na proibida fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Por isto, amado(a), começamos confessando logo. Nesta história de disciplina espiritual, a coisa sempre é complicada. Em se tratando de sexualidade, então, nem se fala! Purificar a mente com a Palavra e disciplinar nossos desejos como sacrifício de jejum são coisas extremamente difíceis para nós.

Mas, crucificar a carne, segundo o apóstolo, submetendo suas paixões e seus desejos, não é escolha; é obrigação. Afinal de contas, como já vimos em devocional anterior, se não cuidarmos do corpo, ele termina cuidando de nós. Mal cuidando, diga-se de passagem.

Precisamos nos humilhar diante de Deus, reconhecendo nossas limitações em relação à sexualidade ou, do contrário, jamais conseguiremos alinhar nossos corações com os ditames bíblicos sobre uma vida sexual saudável e agradável a Deus.

“Viver pelo Espírito” é o ideal de Paulo, consciente do perigo que a carnalidade representa para a espiritualidade. E, embora o ensino paulino abranja outras áreas da nossa humana constituição, como discórdia, ira e egoísmo, por exemplo, não resta dúvidas de que seu foco maior se concentra na sexualidade.

Temos histórica dificuldade em nos libertar de velhos e prejudiciais hábitos, substituindo-os por práticas saudáveis como, por exemplo, separar o tempo do futebol ou da novela, para ler a Bíblia ou aquela rotina da academia de musculação por um tempo de reflexão e jejum.

Mas não fique triste se você ainda não conseguiu atingir nenhum destes alvos. Somos assim mesmo. Como diz a Bíblia, nenhum de nós é justo, diante de Deus. Mas, pela fé em Cristo Jesus, por outro lado, somos mais do que vencedores. E é isto que faz toda a diferença.

Debaixo do guarda-chuva do Atitude 434, então, tomemos algumas resoluções importantes a partir daqui. Vamos separar, disciplinada e diariamente, um tempo, alguns minutos que sejam, para alinhar os nossos corações e purificar as nossas mentes.

Se conseguirmos alcançar este objetivo, podemos ir, pouco a pouco, elastecendo essas fatias de tempo até que tenhamos certeza de que são suficientes para nos guardar, a cada dia, das investidas da carne.
----------------------------------------------------------------
fonte: www.atitude434.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por suas Palavras! Participe sempre.