.

.
Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
翻訳Google-Translate-Portuguese to Japanese TranslationGoogle-Translate-Portuguese to English ПереводGoogle-Translate-Portuguese to Russian TraducciónGoogle-Translate-Portuguese to Spanish 翻译Google-Translate-Chinese TraductionGoogle-Translate-Portuguese to Italian ÜbersetzungGoogle-Translate-Portuguese to French Traduzione Google-Translate-Portuguese to German

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ATITUDE 434 - 25 "Mentoreamento"




Mentoreamento

por Atitude 434

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17)

“É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo.” (Eclesiastes 7:5 – NTLH)

“Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.” (Filipenses 3:17)

Ideia central: Somos parte de uma geração sem modelos e líderes. Parece que não temos mais pessoas que nos inspirem.

Caráter não se aperfeiçoa lendo, sozinho, mas vivendo na companhia de pessoas que nos inspirem, que acreditem e invistam em nós.

Só que isto exige relacionamento, abandonar nosso individualismo, se submeter a uma autoridade. Primeiro passo para a queda: caminhar sozinho na luta pela pureza sexual.

Mentores: quebra independência e disciplina o coração.

Sabe aquele personagem histórico, artístico ou desportivo pelo qual temos grande admiração?
Pois é. Se pudéssemos faríamos as mesmas coisas que ele faz ou diríamos as mesmas coisas que ele diz. Talvez pudéssemos correr como ele corre ou dirigir como ele dirige ou, quem sabe, apenas andar como ele anda.

Mas, e na igreja? Temos alguém em quem consideraríamos nos espelhar? Alguém cujos passos gostaríamos de repetir ou cujos caminhos gostaríamos de trilhar?
Se sua resposta for não para todas estas indagações, por favor, deite seu olhar sobre a sua congregação e, com certeza, encontrará alguém com quem, no mínimo, se identifica.

A partir daí, a máxima de que “caminhar sozinho na luta pela pureza sexual é o primeiro passo para a queda” se tornaria mais fácil de admitir e, consequentemente, de seguir o conselho de Provérbios 27:17.

Ao longo da história dos judeus e, em conseqüência quase natural, da igreja nascida do seio do judaísmo, a tradição sempre primou pelo respeito aos mais velhos, os chamados anciãos.

Não necessariamente ser ancião – terceira idade para os íntimos – é sinônimo de sabedoria, mas que a possibilidade de as experiências da vida conterem verdadeiras pérolas de sabedoria, isto sem sombra de dúvidas.

Mas nem sempre é possível encontrar alguém mais velho que possa nos acompanhar mais de perto. Por esta razão, temos outra opção quando o problema é escolher um mentor ou um parceiro de prestação de contas ou um conselheiro, se você preferir este termo.

Esta opção seria a confiabilidade. É, porque se temos dificuldade de abrir nossos corações com quem confiamos, imagine o contrário. Aí é que entramos mudos e saímos sem dizer nada. E isto não é bom, segundo a própria Bíblia ensina em Eclesiastes 7:5.

Precisamos de exemplos, de modelos, de mentores. Precisamos envergonhar e derrotar o Diabo, que sussurra aos nossos ouvidos que não devemos abrir nossas lutas – todas elas mas as sexuais em particular –, pois corremos o risco de perder nossa... reputação.

Mas quem está preocupado com reputação? Se perdermos a santificação não nos restará reputação nenhuma, porque o nosso relacionamento com Deus passa, em primeira instância, pela integridade de caráter.

E se não temos mais integridade, consequentemente, não temos mais, aos olhos de Deus, reputação. Sim, porque aos olhos humanos ter reputação não necessariamente significa ser íntegro, honesto, confiável.

E tudo isto é uma questão de caráter. De aperfeiçoamento do caráter, segundo o modelo de Cristo. E caráter não se aperfeiçoa sozinho e, sim, compartilhando a caminhada com pessoas que nos inspirem, acreditem e invistam no seu relacionamento conosco e, primariamente, com Jesus.

Só um lembrete para encerrar: muito cuidado, não esqueça que os elogios, via de regra, são “cascas de banana” nas quais temos a mania boba de escorregar, nos deixando ensoberbecer por realizar algo que, de verdade, de verdade, é fruto da Obra de Deus e da unção sobrenatural do Espírito, sobre e através de nós.
-----------------------------------------------------
fonte: www.atitude434.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por suas Palavras! Participe sempre.